sábado, 8 de janeiro de 2011

Reflexão: Adolescentes e livros

Nunca tive um blog antes.Um amigo da minha mãe me incentivou a expor o que eu leio.
Desde pequena sempre me vi atraída por livros, no começo lia os clássicos como Branca de Neve, A Bela Adormecida.Depois, com uns 8 anos, pedi para meu pai me levar à uma livraria e comprei o primeiro livro da série Desventuras em Série.
A partir daquele livro, comecei a ler cada vez mais.Mudei meu estilo de leitura, antes só me interessava por aventuras, hoje sou fã de romance.
O que mais me impressiona é que a maioria dos adolescentes da minha idade tem repulsa por livros.Não quero julgá- los, porém é muito triste vermos essa realidade.A leitura pode nos levar à lugares fantásticos e proporcionar momentos de prazer.Além de ser um  passa- tempo e bom para expandir nosso  vocabulário.
Meus colegas de sala sempre me perguntam:" Como você consegue tirar tantas notas boas em Redação e Português??".Eu apenas digo que eu leio e os incentivo a fazer o mesmo.
Acredito também que os maiores culpados pelo desinteresse dos adolescentes por livros são os pais e a escola.
Todos os colégios que eu já freqüentei apenas indicam livros chatos e infantis, ninguém suporta ler gêneros que não gosta.A desculpa dos educadores é que não se pode agradar sempre todos, o grande problema é que não agradam nem 1% da classe.
Eu acho que poderiam disponibilizar livros atuais e de autores( não só brasileiros) especializados em literatura infanto- juvenil.O Ladrão de Raios é uma boa pedida, agrada meninos e meninas e é bem jovem.
A maioria dos pais também não tentam incentivar os filhos a abrir um livro, o que é compreensível, já que os mesmos não têm hábito de leitura.
A população brasileira é uma das que menos lêem no mundo, isso contribui para a falta de cultura e informação das pessoas.Por isso acredito que vivemos num país desigual onde predomina a ignorância, corrupção, pobreza e desemprego.
Já dizia Renato Russo que disciplina é liberdade.Então vamos levantar a cabeça e começar a mudar o mundo, abrindo um livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário